O Xadrez no Amapá em 2016

O ano de 2016 foi um dos melhores anos da história do Xadrez no estado do Amapá, tivemos um avanço considerável na realização de torneios, conseguimos pela primeira vez realizar um curso de arbitragem com um Árbitro Internacional (fundamental para nosso avanço), tivemos recorde em cadastros e pagamentos de anuidades de nossos jogadores perante a CBX e fechamos com chave de ouro realizando o primeiro evento válido para cálculo de rating FIDE de nossa história que foi o 11º Campeonato Amapaense de Xadrez Absoluto. Logicamente que ocorreram falhas também as quais destaco o não cumprimento integral do calendário, a não realização do Campeonato Amapaense por categorias e o pouco foco no xadrez escolar, falhas essas que tentaremos corrigir em 2017.
Sobre o Campeonato Amapaense de Xadrez Absoluto 2016 podemos dizer que foi o melhor dos últimos 10 anos! Não só por valer rating FIDE mas também pela ótima disputa travada pelos participantes… Tivemos 10 finalistas que foram selecionados de três modos:

 

    • 05 convites para enxadristas com Rating FIDE;
    • 01 convite de honra (Iranilson Uchôa);
    • 04 enxadristas classificados através da semifinal;

 

A disputa foi acirrada desde o início da competição com os experientes enxadristas Hualason Machado e Luiz Miranda dividindo as primeiras colocações com a surpresa da competição, o enxadrista Cleber Del Castillo que derrotou na primeira rodada o Campeão Amapaense 2015 Liduino Júnior. Passada a primeira metade do campeonato chegamos a ter um empate triplo na primeira posição entre Luiz Miranda, Cleber Del Castillo e Marcos Paulo Monteiro, porém na penúltima rodada este último perde sua partida e deixa a disputa pelo título… ainda assim chegam na ultima rodada três enxadristas com chances reais de título: Luiz Miranda, Cleber Del Castillo e Hualason Machado e numa emocionante rodada o título ficou com Cleber Del Castillo!!
Ficam nossos agradecimentos à todas e todos que contribuíram com nosso trabalho, agradecimentos aos e às enxadristas que participaram de nossos torneios e demonstraram plena confiança no trabalho realizado. Agradecimento especial ao amigo Árbitro Internacional Mauro Amaral pelas infindáveis horas de conversas, conselhos, respostas sobre dúvidas de amizade, enfim, o xadrez amapaense será eternamente grato a você! Especial agradecimento também aos amigos árbitros auxiliares Liu Kim Dias e Paulo Silva pelo incansável e voluntário trabalho, sem vocês nada disso teria acontecido! Desejo a toda comunidade enxadrísitica um Feliz 2017, com muito XADREZ logicamente!

Anúncios