A Federação de Xadrez do Amapá (FEXAP), vem por meio deste comunicar à comunidade enxadrística em geral as mudanças nas regras para a disputa do 12º Campeonato Amapaense de Xadrez Absoluto (CAXA), a ser disputado ao longo do ano de 2017. A principal mudança diz respeito a extinção da Fase Semifinal, que foi substituída por um Circuito onde os enxadristas acumularão pontos ao longo do ano e que classificará os cinco melhores pontuadores no ano para a Fase Final do CAXA, outra mudança importante diz respeito à Unidade Federativa a qual o jogador está filiado perante à CBX, só poderão acumular pontos e/ou jogar a Fase Final do CAXA os enxadristas que jogarem sob a UF AP. As Fases do CAXA 2017 serão as seguintes:

1º Fase: Circuito Villa Nova Shopping de Xadrez Clássico 2017 – Troféu Leônidas Platon;

2º Fase: Final do CAXA 2017 – Troféu Promotor Haroldo Franco.

O Circuito Villa Nova Shopping de Xadrez Clássico 2017 – Troféu Leônidas Platon será um circuito dividido em 10 (dez) etapas a serem realizadas no período de fevereiro a novembro. Cada etapa distribuirá pontos de acordo com a classificação dos participantes, estes serão acumulados pelos enxadristas ao longo de 2017 e ao final das dez etapas os cinco melhores pontuadores estarão classificados para a segunda fase do CAXA 2017. Os três primeiros colocados na classificação final do Circuito receberão o Troféu Leônidas Platon, em homenagem ao saudoso enxadrista que tanto contribuiu para o xadrez amapaense. A forma de distribuição dos pontos será a seguinte:

• Campeão da Etapa – Leva o número de Pontos correspondente ao número de participantes;

• Vice Campeão – Um ponto menos que o campeão;

• Terceiro Lugar – Um ponto menos que o Vice Campeão

• E assim sucessivamente até que o último colocado ganhe 1 ponto

Observações:

1 Evento Aberto à Enxadristas que joguem sob qualquer bandeira perante a FIDE, podendo os mesmos inclusive concorrer ao Troféu Leônidas Platon, porém, somente os que tenham a UF AP na CBX poderão acumular pontos para a disputa das vagas na Segunda Fase do CAXA 2017;

2 Em caso de Empate na pontuação final serão usados os seguintes critérios de desempate:

• Enxadrista com maior número de Primeiros Lugares;

• Enxadrista com maior número de Segundos Lugares;

• Enxadrista com maior número de Terceiros Lugares;

• Enxadrista com maior número de Quartos Lugares;

•Enxadrista com maior número de Quintos Lugares;

• Enxadrista com maior número de Sextos Lugares;

• Enxadrista com maior número de Sétimos Lugares;

• Enxadrista com maior número de Oitavos Lugares;

• E assim sucessivamente com as demais classificações

A Final do CAXA 2017 será disputada pelo Campeão do CAXA 2016, o enxadrista Cleber Del Castillo Carvalho, mais os cinco enxadristas classificados da primeira fase, totalizando seis finalistas. Eles disputarão um shurig de ida e volta que totalizará 10 (dez) rodadas. O vencedor da Final do CAXA 2017 será decretado Campeão Amapaense Absoluto de Xadrez 2017. Os três primeiros colocados receberão o Troféu Promotor Haroldo Franco, em homenagem a esse saudoso e lendário enxadrista amapaense.

Observação:

1. Só poderão participar dessa fase enxadristas cadastrados sob a UF: AP perante a Confederação Brasileira de Xadrez;

2. No caso da desistência de participação por parte do Campeão 2016 ou de um dos cinco classificados será convocado o sexto colocado na pontuação acumulada da Primeira fase do CAXA 2017, na impossibilidade de participação do sexto será chamado o sétimo e assim por diante, sempre respeitando a ordem de classificação final da Primeira Fase.

Anúncios