Comunicado 001/2018

 

 

A Federação de Xadrez do Amapá (FEXAP), vem por meio deste comunicar à comunidade enxadrística em geral o sistema para a disputa do 13º Campeonato Amapaense de Xadrez Absoluto (CAXA), a ser disputado ao longo do ano de 2018. As Fases do CAXA 2018 serão as seguintes:

 

1º Fase: Circuito Villa Nova Shopping de Xadrez Clássico 2018 – Troféu Leônidas Platon;

2º Fase: Final do CAXA 2018 – Troféu Promotor Haroldo Franco.

 

O Circuito Villa Nova Shopping de Xadrez Clássico 2018 – Troféu Leônidas Platon será um circuito dividido em 10 (dez) etapas a serem realizadas no período de fevereiro a novembro. Cada etapa distribuirá pontos de acordo com a classificação dos participantes, estes serão acumulados pelos enxadristas ao longo de 2018 e ao final das dez etapas os três primeiros colocados na classificação final do Circuito receberão o Troféu Leônidas Platon, em homenagem ao saudoso “Seu Leônidas” que tanto contribuiu para o xadrez amapaense.  A forma de distribuição dos pontos será a seguinte:

  • Campeão da Etapa – Leva o número de Pontos correspondente ao número de participantes;
  • Vice Campeão – Um ponto menos que o campeão;
  • Terceiro Lugar – Um ponto menos que o Vice Campeão
  • E assim sucessivamente até que o último colocado ganhe 1 ponto

PARA FINS DE CLASSIFICAÇÃO PARA A 2° FASE DO CAXA 2018 SERÁ TAMBÉM USADA A PONTUAÇÃO DO CIRCUITO VILLA NOVA SHOPPING 2018, PORÉM, PODERÁ HAVER DESCARTE DE RESULTADOS CONFORME EXPLICADO A SEGUIR:

– CADA JOGADOR TERÁ DIREITO A DESCARTAR SEUS DOIS PIORES RESULTADOS NAS ETAPAS DURANTE O ANO, OU SEJA, DO TOTAL DE DEZ ETAPAS SERÃO CONSIDERADAS AS OITO MELHORES PONTUAÇÕES DE CADA ENXDRISTA, CASO O MESMO PARTICIPE DE OITO ETAPAS ENTÃO SERÃO CONSIDERADOS ESSES OITO RESULTADOS, CASO PARTICIPE DE SETE ETAPAS SERÃO CONSIDERADOS ESSES SETE RESULTADOS, E ASSIM POR DIANTE.

– CASO HAJA ALGUM PROBLEMA NO CUMPRIMENTO DO CALENDÁRIO E ALGUMA ETAPA DEIXE DE SER REALIZADA, CONSIDERAREMOS COMO VÁLIDA A PORCENTAGEM DE 80% DOS RESULTADOS, POR EXEMPLO, SE AO INVÉS DE 10 ETAPAS SO FOREM REALIZADAS 8, ENTÃO CONSIDERAREMOS OS 6 MELHORES RESULTADOS DO ENXADRISTA QUE JOGAR AS OITO ETAPAS, DESCARTANDO SEUS DOIS PIORES RESULTADOS. CASO SÓ SEJAM REALIZADAS 5 ETAPAS ENTÃO SERÃO CONSIDERADOS OS 4 MELHORES RESULTADOS E ASSIM POR DIANTE.

 

Observações:

 

  • Evento Aberto à Enxadristas que joguem sob qualquer bandeira perante a FIDE, podendo os mesmos inclusive concorrer ao Troféu Leônidas Platon, porém, somente os que tenham a UF AP na CBX poderão acumular pontos para a disputa das vagas na Segunda Fase do CAXA 2018;

 

  • Em caso de Empate na pontuação final serão usados os seguintes critérios de desempate (tanto para a classificação do Circuito Villa Nova quanto para a Classificação da 2° Fase do CAXA 2018):
  • Enxadrista com maior número de Primeiros Lugares;
  • Enxadrista com maior número de Segundos Lugares;
  • Enxadrista com maior número de Terceiros Lugares;
  • Enxadrista com maior número de Quartos Lugares;
  • Enxadrista com maior número de Quintos Lugares;
  • Enxadrista com maior número de Sextos Lugares;
  • Enxadrista com maior número de Sétimos Lugares;
  • Enxadrista com maior número de Oitavos Lugares;
  • E assim sucessivamente com as demais classificações

 

 

 

A Final do CAXA 2018 será disputada pelo Campeão do CAXA 2017, o enxadrista Luiz Paula Miranda, mais os cinco enxadristas classificados da primeira fase, totalizando seis finalistas. Eles disputarão um shurig de ida e volta que totalizará 10 (dez) rodadas. O vencedor da Final do CAXA 2018 será decretado Campeão Amapaense Absoluto de Xadrez 2018. Os três primeiros colocados receberão o Troféu Promotor Haroldo Franco, em homenagem a esse saudoso e lendário enxadrista amapaense.

Observação:

  1. Só poderão participar dessa fase enxadristas cadastrados sob a UF: AP perante a Confederação Brasileira de Xadrez;
  2. No caso da desistência de participação por parte do Campeão 2017 ou de um dos cinco classificados será convocado o sexto colocado na pontuação acumulada da Primeira fase do CAXA 2018, na impossibilidade de participação do sexto será chamado o sétimo e assim por sdiante, sempre respeitando a ordem de classificação final da Primeira Fase.

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Silva dos Santos

Vice Presidente Técnico da FEXAP

Anúncios